processamento de sinais
vivemos rodeados de elementos passíveis de serem medidos e analisados «os sinais». desde a temperatura da água numa chaleira ou a pressão de ar nos pneus de um automóvel, até ao número de pessoas em espera na fila de um balcão de banco ou às vibrações no ar quando falamos.
o processamento de sinais é o estudo e tratamento de dados por sistemas eletrónicos e/ou informáticos. a evolução dos sistemas computacionais dos últimos anos permite hoje o tratamento de sinais complexos em tempo real, como, por exemplo, o reconhecimento de fala natural, a contagem de pessoas e seus movimentos e comportamentos em imagens de vídeo, ou a prevenção de incêndios florestais detetando fumo captado por câmaras de vigilância a grande distância.
o processamento de sinais é uma área muito vasta, e engloba especialidades tão diversas como a estatística, a fala, o áudio e música, vídeo e imagem, sensores individuais, grupos combinados de sensores, filtragem de ruídos, prevenção sísmica, análises financeiras, entre muitas outras.
a globalbit concebe, desenvolve, e produz sistemas de processamento de sinais, utilizando técnicas analógicas, digitais, ou mistas, de dados individualizados ou combinados «redes de sensores», quer isoladamente quer integrados em sistemas automáticos ou de apoio à decisão. duas décadas a acumular experiência e a cimentar conhecimento no desenvolvimento de sistemas que envolvem o processamento de sinais.